quarta-feira, abril 01, 2009

Lugares...

Todos nós temos os nossos lugares. Uns porque nos dizem algo especial por causa de alguém igualmente especial, outros são-no porque marcam uma qualquer fase da nossa vida, outros ainda porque apenas o são. Nem todos têm de ter uma razão especifica para serem os nossos lugares...apenas fazem parte da vida de cada um, e têm a importãncia que cada um lhes atribui.

Alguns lugares estiveram sempre comnosco, e muitas das vezes não sabemos dizer porquê. A verdade é que sempre estiveram lá, e fazendo parte da nossa vida, já não os conseguimos distanciar de nós próprios. Outros, apareceram por causa de uma pessoa que nos levou lá, e que nos deu a conhecer esse sítio...por uma razão ou outra, ficará para sempre marcado e guardado. Outros são especiais porque fomos nós próprios que os descobrimos e que lhes atribuimos a importãncia e significado que têm.

Os lugares são na maior parte dos casos fisicos: são Cafés, Esplanadas ou Restaurantes, Praias, Cidades, Vilas, Ruas, Esquinas, Jardins ou qualquer outro lugar que de uma forma ou de outra deixou uma marca no nosso passado e que trazemos no presente comnosco. Esses lugares, são os que na maior parte dos casos gostamos de apresentar e de partilhar com quem queremos que fique também num lugar especial. Trazemos as pessoas a esses lugares, e fazemos questão que por lá fiquem; partilhamos a razão pela qual cada um desses lugares é um nosso lugar e juntamos as duas coisas.

Outros lugares não se vêem, e apenas se sentem. São lugares pessoais e mais nossos do que qualquer um, e não são nem fáceis de mostrar nem tão pouco fáceis de explicar e apresentar. São os nossos refúgios e recantos que estão lá à espera que precisemos deles. São daqueles que pode acontecer uma qualquer tempestade, tornado, tromba de água ou outra intempérie, que não fogem: estão lá, porque são nossos. A esses, não levamos qualquer um...aliás, a quase todos esses não levamos mesmo ninguém (ou quase ninguém). São os nossos cantinhos de conforto e reconforto: são o nosso mundinho onde nos refugiamos quando tal é necessário. Lá, só levamos quem queremos que passe a fazer parte desses lugares; só levamos quem não queremos que de lá saia, porque há coisas que não se misturam a não ser em casos mesmo especiais...assim como estes lugares: especiais.

São lugares, músicas, pensamentos, momentos, sensações, recordações e memórias...eu tenho os meus, e alguns partilho....mas não com qualquer um.

São Especiais!

3 Comments:

At 12:57 da tarde, Blogger André Sousa said...

GEL...ESSE MÌTICO CAFÈ QUE POVOA O TEU IMAGINÀRIO! SAI UMA JOLAAAAA...

 
At 3:55 da tarde, Blogger Martunis said...

parte do conteúdo deste post é mais simbólico e metafórico do que outra coisa qq...

mas fisicamente (e n so), a Gel é um daqueles lugares q ja faz parte de mim. ja la esta ha tanto tempo q ja nem me lembro de nao o ter...é um recanto fisico, mas de certa forma tb é um recanto e refugio so meu...em certos dias/alturas é um mundinho meu...

e so la levo quem quero!

 
At 5:16 da tarde, Blogger Hanokh said...

Curiosamente, os lugares que mais apelam aos meus sentidos e às minhas lembRanças são as músicas...

Há músicas que me fazem lembrar Verões passados, há músicas que me fazem lembrar pessoas, há músicas que me fazem lembrar viagens, há músicas que fazem lembrar trabalhos, há músicas que me fazem lembrar casamentos...

há apenas um lugar físico com o qual tenho uma forte ligação...o lugar onde moro, porque é simplesmente lindo, verde, cheio de árvores e flores (e agora na Primavera,apaixono-me por ele todos os dias) é soalheiro, o ar que se respira enche a alma, é silencioso e tem uma vista fabulosa...este lugar sabe tanto sobre mim. Vai ser lindo quando tiver de sair de lá...

 

Enviar um comentário

<< Home