segunda-feira, outubro 23, 2006

O Adeus de Um Campeão

"De Génio e de Louco todos temos um pouco". Todos os grandes génios são à sua maneira polémicos: sejam grandes mentes da cultura, da política, ciência ou desporto, todos eles alimentaram grandes paixões, mas criaram igualmente ódios muito fortes. O Alemão não fugiu à regra, e ao longo de cerca de 30 anos de carreira nos vários escalões do desporto automóvel, criou vários inimigos dentro das pistas, mas fez com que uma enorme legião de fãs, o seguisse para todo o lado: acontecesse o que acontecesse, Schumacher practicamente corria sempre em casa.

Ao longo dos mais de 15 anos na fórmula 1, o super-campeão acumulou recordes, bateu marcas e deixou uma pesada herança a quem vier atrás dele. Confesso que Schumacher (o Michael) nunca foi aquele que eu apontaria como o 'meu preferido' da Fórmula 1; muitas coisas ele fez que me desagradaram em grande escala (de lembrar os 'acidentes' com Damon Hill e anos mais tarde com Jacques Villeneuve), mas a verdade é que ele fazia por ganhar, ultrapassando por vezes algumas marcas do 'razoável'.

A sua última corrida espelha bem o que era Schumacher ao volante: partiu atrasado, mais atrasado ficou quando furou uma roda, mas recusou-se a atirar a toalha ao chão, e encetou uma recuperação...provavelmente ao alcance de mais ninguém. o Campeão caíu de pé!!!!

Assim como outros exemplos do desporto (Lance Armstrong no Ciclismo, Pelé no Futebol, Carl Lewis no Atletismo ou Michael Jordan no Basquetebol), uma nova era tem agora inicio. Para o bem e para o mal, Michael Schumacher marcou para sempre a Fórmula1: será 'Antes de Schumacher e Depois de Schumacher". De qualquer das formas aqui fica uma palavra na hora do adeus.

DANKE SCHUMMI