sexta-feira, janeiro 02, 2009

Welcome to The New Year...


Poizé. Parece que 2008 já lá vai. Dizem que o ano chegou ao fim e que começou um novo ontem...parece que é de fazer previsões, estabelecer metas e formular desejos e vontades para o que aí vem. Esta história não me cheira a nova...há precisamente um ano atrás, disse-se e fez-se a mesma coisa: 'Ah e tal, este ano quero é paz e saúdinha e coisa e tal'; 'sucesso e dinheiro', 'tudo de bom','desejo-te as maiores felicidades'....Pelo meio, não sei quantas mensagens vindas de todo o lado, de pessoas que não vemos há meses (ou mesmo anos), ou até de gente que nem sequer sabemos quem são. Mas tudo bem...a malta gosta de andar por aí a desejar boas festas a desconhecidos e pouco conhecidos...é só gente boa, a querer espalhar alegria e boa disposição. Podiam era não enviar sms's desses às 4.00 da manhã, ou coisa que o valha a dizer 'Amigo, desejo-te um grande2009 com tudo o que a vida tem de bom'...é que a essa hora há quem já esteja a (tentar) dormir...mas ok...

Quando um ano acaba e outro começa, eu prefiro olhar para trás e recordar as coisas boas e os momentos de maior felicidade e/ou alegria. São essas coisas que fazem a vida valer a pena, e é dessas pequenas imagens que nos devemos alimentar e recordar, em vez de (como normalmente acontece) olhar para trás e ver a apenas os maus momentos e as coisas que nos deixam tristes. É vero que no ano que terminou há poucos dias, tive a minha quota parte de coisas e de gente triste e que fazem mal só de ver...mas isso faz parte. É 'à pala' dessas pessoas e desses momentos, que quando algo de verdadeiramente bom se passa, sabemos dar o seu devido valor e aproveitá-lo...e nesse caso sim: guardá-lo na memória para mais tarde recordar e perceber que é por essas coisas que vale a pena lutar. O dia-a-dia não se faz apenas de tentar sobreviver ao dia que aí vem, mas sim aproveitá-lo sempre para que possa haver mais espaço para as tais coisas pelas quais vale a pena lutar e as quais merecem o nosso esforço para construir e tentar manter...é assim que tem de ser.

É por isso que ao olhar para trás, não vejo logo á partida a desilusão que foi ter trabalhado aqui, ou a tristeza que foi não ter conseguido fazer algo, ou impedido outras de acontecer. Olho para 2008 e as primeiras coisas que vejo são a porta do 'Marrão' e o cheiro das torradas do Xangai. Vejo as jantaradas, e as noitadas de PES, as borgas com a malta da 'Xularia' e as (já poucas) idas ao grande e mítico Tokyo ou ao seu vizinho Jamaica. Pelo meio vejo as 'passeatas' pelo Bairro Alto e Bica e os encontros e encontrões nesse locais. Vejo as tardes a 'gelar', e as noites a discutir Bola nas esplanadas. Vejo as tardes de 'papo pró ar' nas praias do Meco, e as noites a enfiar petiscadas pela goela abaixo nessa grande terrinha aqui tão perto de Lisboa...Vejo isso e muito mais...vejo os aniversários dos amigos, os casamentos, os nascimentos de novos 'sobrinhos', a descoberta de novas pessoas e de novos mundos....

Mas coisas houve que não mudaram; as horas e horas passadas a pedalar e a puxar ferro, a preocupação constante com a 'máquina' e com a importância que ela tem...as idas quinzenais à Grande Catedral (só mudaram os vizinhos de uma época para uns novos), as muitas (mas nunca as suficientes) idas ao cinema e (sobretudo) aos melhores concertos que por cá passaram (Iron Maiden, Metallica, LFO, Peter Murphy et al.), as milhares de horas consumidas pela música em qualquer computador, aparelhagem, auto-rádio ou leitor MP3, a PS (o PES, o MotoGP e outros!!)...sempre há 'tradições' que se mantém ano após ano. Right?

Olho para 2008, e vejo a (dupla) mudança que Setembro me trouxe: uma nova casa, um novo emprego e uma nova vida. Foi literalmente o mês da mudança, e ao que parece, desta foi de vez...na "Mouche", "Touché", em cheio, "Cabongue", "Bingo"...watever!!! Qualquer expressão que utilize, não será porventura suficiente para descrever o salto que foi; o salto e a alegria que estas e outras mudanças me trouxeram...A vida muda radicalmente quando menos se espera, e um e-mail ou uma pequena frase com uma dúzia de palavras, ou mesmo um simples escalonamento de horário podem ter uma importância decisiva no desenrolar de uma série de eventos, que por vezes não temos noção. Daqui em diante foi diga-se sempre a subir e dificilmente se contraria a tendência...o que tem muita força tem mesmo de ser, e quanto a isso não vale a pena fazer nada.

Entro em 2009, a olhar para estas coisas e a pensar que afinal de contas é precisamente por todas elas, que nos levantamos no dia a dia. É para irmos ao encontro delas que o calendário muda, e que de 12 em 12 meses o ano muda e avança. É por isso que não me lamento do que não fiz ou do que não aconteceu, mas sim, me congratulo diáriamente pelo que consegui fazer e pelo que atingi, porque afinal de contas é isso que importa...É por isso que entro em 2009 de cabeça levantada e com vontade de conseguir mais e mais. É por isso que começo o ano de 2009 a escrever e a dizer o que sinto; É por isso que em 2009 agarro em vez de deixar fugir; É por isso que neste novo ano, vejo oportunidades e forças em vez de ver fraquezas e falhas. É por isso que abro os braços e em vez de dizer 'Adeus 2008', digo 'Bem vindo 2009'!!

Welcome!!!

3 Comments:

At 12:21 da manhã, Blogger Cat said...

Ora aqui está um texto inesperado. Mas ponderado e fruto de um balanço interessante. Um olhar positivo sobre o que passou e sobre o futuro. Gostei da tua filosofia. :)

 
At 6:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

feliz ano novo!!

 
At 1:49 da tarde, Blogger fpcardoso said...

' ao que parece, desta foi de vez...na "Mouche", "Touché", em cheio, "Cabongue", "Bingo" '

Excelente saber isso!

 

Enviar um comentário

<< Home