quinta-feira, maio 24, 2007

Dias de Glória

Em plena 2ª Guerra Mundial, e quando os exércitos alemães prosseguiam com a sua marcha pela Europa dentro, França recorria ás colónias e sob o espírito e o símbolo da Pátria-Mãe, fazia os nativos destes países (Tunísia, Marrocos, Argélia entre outros) combaterem junto dos franceses, utilizando-os como autentica carne para canhão.

‘Dias de Glória’ trata de um tema muito pertinente na actualidade, e expõe uma história terrível, encoberta durante décadas a fio. Estes homens oriundos dos países colonizados por França, pouca ou nenhuma experiência de combate tinham e eram lançados como escudos humanos, contra as tropas alemãs sendo que depois os franceses recolhiam os louros.

Para além de terem de combater no terreno e enfrentar os Nazis, estes homens sofreram na pela com a intolerância e ao racismo por parte dos seus companheiros e instâncias militares superiores. A tudo isto 4 jovens sobreviveram, sempre com a esperança de conseguirem o seu ‘Dia de Glória’ e ganharem alguma dignidade. No combate lutam pela bandeira francesa, mas quando chega aos direitos a desigualdade é gritante, chegando ao ponto de os soldados oriundos das colónias não terem equipamento, verem ser-lhes negadas licenças e inclusivamente serem-lhes censuradas cartas que os próprios queriam enviar para os seus entes.

As 4 histórias unem-se num espectacular final em que irão defender um território que nem os próprios sabem se os irá receber e se lhes dará o mérito que eles merecem.

Esta obra é uma mega co-produção de vários países e de um orçamento bastante elevado. Em França, estreou automaticamente como um box-office e foi visto por mais de 3 milhões de espectadores. Realizado por Rachid Bouchareb, o filme teve (como referido) o condão de pôr a nu uma história escondida há várias décadas, e que levou a que o ex-Presidente da República Jacques Chirac e o Governo francês olhassem para esta questão com outros olhos, e mudassem a sua forma de lidar com a política social francesa e com os antigos combatentes oriundos das colónias. Apesar da vontade demonstrada, há que dizer que esta questão tem sido ‘esquecida’ pelos vários Governos franceses desde a independência das suas colónias, e ainda hoje ela não está nem bem esclarecida, e muito menos bem tratada.

Para além de um sucesso de bilheteira, ‘Dias de Glória’ foi um estrondoso sucesso um pouco por todos os países e festivais de cinema onde foi exibido. Nomeado para inúmeros prémios, arrecadou o prémio de melhor interpretação masculina pelo desempenho colectivo dos seus actores no Festival de Cannes e foi inclusivamente nomeado para o Óscar na categoria de melhor filme estrangeiro. Este, será certamente um dos filmes do ano: quer pela fantástica qualidade dos desempenhos dos seus actores, quer pelo tema, quer pela altíssima qualidade da sua realização e pela belíssima fotografia.

Estreia esta 5ª feira 24/05/2007
Nota: 8,5/10