sexta-feira, maio 04, 2007

Os Outros

De um filme aclamado com inúmeros prémios e nomeações para os Globos de Ouro, mais não se poderia esperar senão um excelente filme. Confesso que sou adepto de filmes que envolvam o oculto e o sobrenatural dado que são por hábito trabalhos que empregam maior dramatismo e capacidade aos actores de exporem as suas qualidades enquanto tais. Depois de ver ‘Os Outros’ apenas dei razão às críticas e aos comentários elogiosos que o filme recebeu aquando do seu lançamento.

Numa mistura de thriller, suspense, drama e algum terror psicológico, os vários elementos do filme estão extremamente bem misturados, nos quais se incluem um cenário muito bem escolhido, e uma contextualização histórica colocada a preceito (2ª Guerra). A realização a cargo de Alejandro Amenábar é excelente, e confesso que apesar de não ser grande fã de Nicole Kidman, a sua prestação neste filme, é muitíssimo boa.


Claire (Nicole Kidman) é uma mulher que vive numa mansão com dois filhos: Anne (Alakina Mann) e Nicholas (James Bentley) sofrem de uma doença rara, que os proíbe de se exporem á luz natural, pelo que todas as cortinas da casa estão por hábito corridas. Este é apenas mais um elemento que emprega algum dramatismo à história e ao ‘cenário’: para esta família é quase como se fosse noite, todo o dia. O marido de Claire partiu para a Guerra e nunca mais voltou…certezas da sua morte não as há, esperanças de que esteja vivo são muito ténues pelo que Claire vive (a somar à doença das filhos) numa constante agonia e ansiedade, que a levam a um estado de quase paranóia.

A juntar a isto, a estranha regra de fechar todas as portas antes de abrir uma próxima e os estranhos e peculiares empregados da casa, dão o tal ‘ar’ oculto e sobrenatural á história. Este elemento mantém-se ao longo de todo o filme, e vai-se adensando com o decorrer da mesma, e com o aparecimento de Victor (um jovem que ninguém vê) e da sua família. Eles são 'Os Outros'...

Portas que se abrem, portas que se fecham….fotografias de pessoas com os olhos fechados, num cenário fantasmagórico q.b, muito suspense, algum drama e muita ansiedade, e eis um filme altamente recomendável para os apreciadores da especialidade.

Nota: 8/10

4 Comments:

At 11:25 da manhã, Blogger Maria said...

"Nenhuma porta pode ser aberta sem que a anterior seja fechada". Assustadoramente bom! Amei o filme. Já o vi muitas vezes e continuo a arrepiar-me nas mesmas partes, apesar de quase o saber de cor.

O pormenor das fotografias está fabuloso. A fotografia como forma de eternizar a alma dos que morrem.

Aconselha-se a todos os que ainda não viram. E, se puderem, façam-no em boa companhia. Dá-lhe um toque "especial" ;-).

Beijinhos,

Maria

 
At 12:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quando é que actualizam o vosso blog, já começo a estranhar. Já sei que o André foi em lua-de-mel, mas não sei se também estás fora Martunis. Já touc com saudades. Um abraço

 
At 10:54 da manhã, Blogger janica said...

um dos meus favoritos! daqueles que se repete no leitor do DVD, depois de mistérios e suspenses desvendados passo à parte em que sei as falas de cor.

adoro.

 
At 11:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Adorei esse filme. Não me canso de ver vezes sem conta.

 

Enviar um comentário

<< Home