terça-feira, dezembro 11, 2007

Soulbizness

Este post já devia ter sido publicado há algum tempo, mas por uma razão ou outra fui deixando sempre para depois, e afinal acabei por nunca o fazer; mas como mais vale tarde que nunca, cá vai...

Pela altíssima qualidade da música que fazem, estes meninos (e meninas também!!) já mereciam há muito uma referência aqui neste espaço. Há coisa de um mês fui (finalmente!!) ver um concerto deles ali na Restart, no Parque das Nações...eles já me tinham dito para os ir ver ao vivo, mas a ocasião nunca se tinha proporcionado; desta não podia faltar...e ainda bem que fui. Estava assim uma noite chuvosa e com vento...em suma: uma daquelas noites em que normalmente se fica em casa a ver um qualquer Dvd e a 'enfardar' batatas fritas, pipocas, amendoins ou outra 'iguaria' desta calibre. Lá me fiz ao caminho e fui à descoberta desta nova banda que (segundo palavras do próprio Rodrigo) "não era muito a minha praia"; mas eu tinha de ver e ouvir por mim próprio.

O Espaço era relativamente pequeno, mas estava muito bem composto e a malta estava expectante e (algo) ansiosa pela subida dos meninos (e meninas!!) ao palco. O que atrás vem referido como não sendo "a minha praia" prende-se com o som que eles tocam, e com as influências (algumas mais que outras) deixam transparecer na sua música; é certo que caio mais para o Rock (onde incluo o seu lado mais pesado), mas estou sempre atento a novos projectos...e quando têm a qualidade deste nem se fala. Os Soulbizness identificam-se como descendentes de artistas como Stevie Wonder, Prince, Ed Motta, ou de algo mais diferente como os Clash, aos quais eu juntaria ainda laivos de Jamiroquai e porque não também de Beck. Alternando entre o movimento Punk, o Hip-Hop, o Soul, o R&B e o Funk, presenciei um concerto muito refrescante e altamente contagiante: na sala ninguém deixou de dar 'o pézinho' e quem sabia de cantarolar as musicas umas atrás das outras.

No palco 7 pessoas vão 'largando gás' e fazendo um grande espectáculo. Começando pelo Rodrigo que me surpreendeu pela capacidade de estar em cima do palco e de para além de cantar, também ser um excelente vocalista (o que não é a mesma coisa). A criação dos Soulbizness está a seu cargo e de Filipe Campos (Guitarra), mas a presença de João Rocha (Bateria) e de Gonçalo Sousa (Baixo) encaixam na perfeição assim como a de Rogério Nunes (teclas); e a dupla de vozes feminina (Inês Gonçalves e Ana Gomes) dá ainda melhor 'cara' a este grupo de músicos que em cima do palco fazem uma enorme festa, sempre muito alegre. Neste concerto (ao que parece), a forma apresentada não foi a melhor, (dizem eles)...o meu comentário na altura foi somente este: "se este não foi 'grande coisa' então não consigo imaginar o que será para vocês um grande concerto de Soulbizness", mas adiante.

Para quem ainda não os conhece sempre pode ir espreitando o espaço deles no Myspace, e ouvindo algumas músicas. Vão ficando atentos porque eles andam aí, são de qualidade e recomendam-se. Ainda antes do final do ano, vão demonstrar mais uma vez o que valem. Não esquecer que vencer o Tmn Garage Sessions não é para qualquer um...parece-me que diz muita coisa. Recomenda-se!!!!!

2 Comments:

At 8:42 da tarde, Blogger passarola said...

hum... isso soa bem, vou estar atenta a próximos concertos :)

 
At 6:52 da tarde, Blogger André Sousa said...

ESTES GAJOS SÃO FRAQUINHOS...SÃO MAUS...SÃO ASSIM ASSIM...SÃO BONS...SÃO MUITO BONS...SÃO EXCELENTES!

 

Enviar um comentário

<< Home