terça-feira, outubro 31, 2006

"Nada é o que Parece..."

2 actores nomeados para Oscares, uma excelente produção (a mesma de Crash e Sideways), e uma história em que nada é o que parece, fazem deste 'The Ilusionist' certamente um dos melhores filmes do final de 2006.

Confesso que Edward Norton é um dos meus actores favoritos...bastou ter visto 'América Proibida' e 'Fight Club', para perceber que estamos perante um dos melhores actores de Holywood. Neste filme Norton (Eisenheim) está igual a si mesmo: misterioso q.b., encarna um personagem que já por si o é (um mágico/ilusionista)...e que com o desenrolar da história se torna cada vez mais escuro passando até pelo sobrenatural'. Já Paul Giamatti, encarna o papel de um inspector da polícia (Uhl) que entra num desafio com Norton, e fica entre a fidelidade ao futuro herdeiro do Império Austríaco e a verdade dos factos. No jogo de um e de outro, tenta-se determinar o que é e o que não é realidade e onde começa a magia. Da mesma forma que a linha entre o real e o sobrenatural é muito ténue, as linhas que dividem o poder e a corrupção, a vigilância e a obsessão, o amor e a devoção, e, finalmente, a vida da morte, são facilmente confundidas por serem tão estreitas. A estes dois grandes actores, junta-se a bela Jessica Biel (Sophie von Teschen) .

Não sendo nem um polícial, nem um filme de amor...acaba por ter um pouco de cada, e a história cozinhada num ambiente sobrenatural e mágico ganha força a cada minuto do filme. Adaptada do livro de Steven Millhauser’s “Eisenheim the Illusionist,” a película desenrola-se numa época histórica pré-Guerra Mundial, e a atenção a vários pequenos pormenores é realmente fantástica.

A história está muito bem construída, e o seu final é de certo modo surpreendente: há vários momentos da história em que pensamos estar a acontecer uma coisa, e afinal de contas...é outra: Será??? Para os fãns do estilo....fica a sua forte recomendação!!

Estreia na próxima 5ª feira 2/11/2006. Vale bem a pena ver.

Nota: 8/10