terça-feira, junho 26, 2007

Die hard - Assalto ao Arranha Céus

Este é um daqueles filmes que vistas bem as coisas não tem propriamente algo que o destaque em relação a outros do género: não tem um argumento nada de especial (o tema é recorrente e muitos filmes de acção já colocaram o polícia sozinho contra uma horda de terroristas), a produção/edição consegue apresentar alguns erros de racord (ver lista aqui) e os efeitos especiais também não são nem de perto nem de longe “verdadeiramente especiais”. Mas no entanto ‘Die Hard’ (‘Assalto ao Arranha Céus’) ainda hoje é um dos filmes de acção mais míticos da história do cinema, e que faz parte das memórias de quem o viu pela primeira vez há quase 20 anos.

Com este filme Bruce Willis lançou-se definitivamente no estrelato, sendo que no entanto, ‘Die Hard’ colou o actor a um determinado tipo de papel do qual o próprio teve muita dificuldade em se afastar. Em diversos filmes em que participou, Bruce Willis fazia o papel de um polícia (ou Detective), e em praticamente todos eles, o seu personagem carregava uma qualquer história ou vivência passada que o estigmatizava e o colocava numa linha perigosa entre a sociabilização/civilização, e a total ausência de respeito pelas regras; em inúmeros dos seus papéis, Bruce Willis apresentava igualmente um aspecto visual que deixava muito a desejar: desarranjado, mal vestido, sujo, mal dormido, (bem) bebido e solitário. (para além de ‘Assalto ao Arranha Céus’, ‘A fúria do último escoteiro’, ‘12 macacos’ são outros exemplos. No entanto trazia sempre consigo uma piada ou uma ‘boca’ pronta a ser lançada na primeira hipótese…era assim a maioria dos seus personagens: foi com ‘O Sexto Sentido’ que conseguiu começar a descolar-se dessa ‘imagem’. Isto logicamente no cinema…já que em papes de televisão nem sempre era assim: quem não se lembra de ‘Modelo e Detective’?

Em ‘Assalto ao Arranha Céus’, Bruce Willis encarna o papel de um polícia de Nova Iorque (John McCLane) que por contingências profissionais se encontrava longe da família. É por essa razão, e por ocasião da festa de Natal, que se desloca a Los Angeles para participar das comemorações natalícias da empresa onde a sua mulher trabalhava. Daí ao início das hostilidades, é um pulinho. Ao contrário do que muitas vezes sucede nos filmes americanos, os Terroristas não são nem Russos, nem de origem árabe: são alemães…mas que são mais assaltantes do que terroristas. Num instante ele vê-se perante um grupo de assaltantes que tomaram conta do edifício e só ele poderá salvar os reféns: o papel do herói. A sua deterioração vai acompanhando o desenrolar do filme: no final ele é pouco mais do que um farrapo humano, mas com o dever cumprido e com o dia salvo.

‘Die Hard’ conta ainda com as participações de Reginald VelJohnson (Sgt Al Powell – o polícia amigo de Bruce Willis), Bonnie Bedelia (Holly Gennero a mulher de McClane), de Paul Gleason (O chefe da Policia de LA) e de Alan Rickman (Hans Gruber – o líder dos assaltantes e rival máximo de Willis)...estes nos principais papéis.

Sendo um filme de acção, ao longo da película há uma série de pequenos gags que vão aligeirando e dando um ambiente mais descontraído e por vezes mesmo divertido ao filme. De ‘Die hard’ resultam algumas frases que ficaram famosas: algumas são autênticas pérolas: "Now I have a machine gun. Ho ho ho.", e a ‘maior’: “Yippee-ki-yay, motherfucker.”.

Dentro de poucos dias (mais precisamente a 28 de Junho) irá estrear a quarta parte deste filme, ao qual já perdi a conta o número de vezes que já vi. A SIC (ao que parece) está a passar as três primeiras partes…começou domingo com este ‘Assalto ao Arranha Céus’ e hoje (segunda) está a dar ‘Assalto ao Aeroporto’ (começou agora, por isso vou ver).

‘Die Hard 4.0’ estreia esta 5ª feira dia 28/06.

2 Comments:

At 7:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o die hard 1 é um grande filme, lembro-m de tê-lo visto inúmeras vezes em vhs quando era pequena. agr este confesso q n me desperta a mínima atenção. sobretudo por se chamar 4.0. what the fuck?...4.0??? p dar um ar d modernidd?

 
At 11:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Die Hard 1 um grande clássico. Aquelas camisas d'alças do Willis nunca mais terminavam. um ícone do cinema dos anos 80 com aquela típica fragilidade da imagem a cores.

 

Enviar um comentário

<< Home