quinta-feira, junho 14, 2007

Insanos Populares

Antes de mais devo fazer a ressalva que, ir aos Santos Populares não é um programa que propriamente me atraia: é que estar num sitio onde mal se consegue mexer ou quase respirar, no meio de uma multidão que nunca mais acaba, e com um cheiro a comida que se entranha para não mais saír, não me é assim muito convidativo...mas enfim; o desafio foi feito, a companhia era boa, e como umas sardinhas, umas entremeadas, chouriços e umas imperiais e/ou sangrias caem sempre bem...vamos lá então.

Ultrapassada a ideia louca (cometi esse erro no ano passado e jurei para nunca mais) de levar o carro, lá decidimos apanhar um Taxi e siga rumo a Alfama. Nova paragem na história e nova ressalva...o 'fugas' que nos conduziu até onde a polícia deixou, era um senhor 'fugareiro' cheio de histórias e que nos foi alegrando a viagem: eu, J, A, e N (este saíu primeiro) fomos rindo a bom rir durante a viagem, marcada por desvios e atalhos que só visto....contado ninguém acredita. Adiante...: chegámos a uma hora em que (parecia) não caber nem mais uma pessoa nas ruelas de Alfama e becos em direcção ao Castelo de S. Jorge. Erro...em noite de Santos Populares, a máxima 'há sempre lugar para mais um' aplica-se de uma maneira pouco vista noutras ocasiões.

Finalmente e depois de algumas viragens em várias ruas estreitinhas, eis-nos chegados ao local onde tinhamos pensado montar arrail e comer: eram mais ou menos 21h00 e a fila para sentar no Pateo13 já era considerável. Nova surpresa...P. e R. estavam lá sentados, e com muita boa vontade, alguma genica e um 'dedinho' de bom português, lá nos aconhegámos os 3 na mesa com eles, passando assim à frente daquela gente toda na fila e poupando pelo menos 45minutos a uma hora de espera. Do repasto...nada a assinalar senao que estava tudo muito bom. Até a enorme coluna de fumo levantada pelos assadores das sardinhas, febras e entremeadas ás páginas tantas, deixou de afectar.

No fim...'5 cafes sff'...'errr, hoje não servimos café'. 'NÃO HÁ CAFÉ????'. Pagar, voltar tudo atrás e procurar um café que servisse....café. Depois desta voltinha, lá fomos para o meio dos bailaricos, onde é literalmente 'tudo ao molho e fé em dEUS': escadinhas acima toda a gente ia dando o seu 'pézinho' ao som de um orgão/acordeão/sintetizador que ia debitando acordes dos êxitos de Tony Carreira, Quim Barreiros e outros Populares em noite de Santos. Logicamente que não faltaram os cãnticos da bola, os aplausos e os assobios de quem é doutro clube.

Ao final da noite, a SRª Odisseia...sim, porque mais dificl do que chegar a Alfama em noite de Santo António, é saír de lá. Com o trânsito cortado em todo o lado, não há Taxi que lá chegue perto e como áquela hora metro já nem vê-lo...toca a dar corda aos sapatos e ala para casa (vulgo Estefânia/Saldanha). Carros havia-os em todo o lado: como descrito aqui (em 2006), o Terreiro do Paço mais parecia um cemitério de automóveis do que outra coisa qualquer...era o pandemónio. Rua da Prata acima, Praça da Figueira, Rossio e quando chegados aos Restauradores...as marchas populares ainda lá andavam a marchar ao som daquela música altamente irritante, e sempre igual quer seja para marchar Alfama, Graça, Marvila ou qualquer outra freguesia de Lisboa. Apesar de tudo o cansaço já era muito, e numa tentativa ousada, parámos, sentámo-nos e tentámos beber qualquer coisa para ganhar forças para o resto do caminho...

Depois...a Avenida da Liberdade parecia nunca mais ter fim. Andar, andar e andar ainda mais... quando dei com a Estefãnia e com o carro de A. parecia estar a ver um Oásis no meio de um Deserto. A verdade é que já há anos que digo que 'Santos nunca mais'...o ano passado fui lá caír e este ano lá caír fui. Vá lá que o Santo António só 'nos' visita daqui a 52 duas semanas, senão não sei...era a loucura, só podia!!

3 Comments:

At 3:15 da tarde, Blogger André Sousa said...

Até foi engraçado! Se não fosse o amigo "Casso" estavamos feitos ao bife!
Depois...momento alto da noite: "O Ser Benfiquista" cantado por muitos milhares em pleno bailarico de Alfama!

 
At 4:49 da tarde, Blogger Marta said...

Cruzámo-nos decerto!!! :) ;)

Bjs,
M.

 
At 1:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Aos anos que não vou aos Santos!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home