quinta-feira, agosto 02, 2007

Hoax

Richard Gere não é nem de perto nem de longe, um dos meus actores preferidos. Não que me cause alguma ‘espécie’, mas confesso que é daquele tipo de actores que julgo colados a filmes estilo ‘Pretty Woman’ e afins…por isso achei que ia ver um filme levezinho, banal e sem grande diferenciação de qualidade ou estilo…confesso que de certa forma me enganei e até me surpreendi bastante com ‘Hoax – Um Golpe quase perfeito’.

‘Hoax’ é o termo inglês para ‘embuste’, ou seja, uma tentativa de enganar alguém (uma ou mais pessoas) fazendo-as crer em algo que não é real…esta é a história do filme. Baseado em factos verídicos, Clifford Irwing é um escritor com pouco (ou nenhum) sucesso, que numa atitude de puro desespero pensa ter inventado a fórmula mágica de atingir o patamar de sucesso que tanto almeja. Irwin cria um autêntico teatro em torno de uma suposta biografia de Howard Hughes (um dos homens mais poderosos dos EUA no meio do século passado). Fazendo-se passar pelo escritor escolhido para a obra e para que o embuste pegasse, ele foi criando uma série de mentiras…tantas que umas atrás das outras aos poucos foram parecendo quase verdades.


Diz o ditado, que ‘uma mentira contada tantas vezes, acaba por se tornar em verdade’...mas diz outra frase popular, que ‘mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo’, e por muito que o mentiroso corra, o coxo chega sempre primeiro. A verdade, é que quando Irwing parecia estar a ser descoberto, em autênticas ‘gincanas’ de diversão, ele conseguia sempre ultrapassar os ‘ataques’, e com fintas que nem Cristiano Ronaldo se lembrava de inventar aumentar ainda mais a credibilidade em torno do seu ‘teatro’. De tanto mentir, já nem sequer há a noção do que é verdade e do que não é…já nem há a certeza do que acontece na realidade e do que apenas acontece na imaginação…e Irwing acaba por se ver em situações inexistentes, imaginárias ou inventadas pelo subconsciente.

Alternando situações pseudo-dramáticas sempre debaixo de um tom cómico, ‘Hoax’ é um filme engraçado em que num ritmo por vezes verdadeiramente alucinante, já nem o próprio espectador sabe o que é ou não é verdade, o que realmente aconteceu ou o que apenas aconteceu na cabeça de Clifford Irwing. Por muito bem montada que uma mentira seja, normalmente é-se sempre apanhado…e a questão está em até onde o autor do embuste é capaz de ir. O filme termina ao som dos Stones e de Mick Jagger: ‘You can´t always get what you want’…quererá dizer o quê?

Estreia: 5ª feira dia 02/08/2007
Nota: 7,50/10

PS: Sendo baseado em factos verídicos, interessa sublinhar que nem tudo é real… é verídico que Clifford Irwing existiu na realidade, que tentou (sem sucesso) publicar uma biografia ‘oficial’ supostamente autorizada pelo poderoso Howard Hughes e que inclusivamente foi capa da revista Time como ‘O Homem do Ano’…até aqui tudo bem, mas tudo o resto parece ser ficção. ‘Parece’ porque ao ler palavras do verdadeiro Clifford Irwing fica-nos a ideia que para ser passado para o grande ecrã ‘Hoax’ é mais uma estória do que verdadeira História. Mas dado tratar-se de um enorme embuste, até que ponto nos podemos fiar nas palavras de alguém que inventou tudo o que inventou e criou uma enorme mentira? De qualquer forma, não se perde nada em ler algumas páginas do livro…até é engraçado, confesso.