quarta-feira, julho 11, 2007

Bordertown - Cidade Sob Ameaça

Os filmes baseados em factos verídicos, mostram muitas vezes realidades duras, algumas mais chocantes, outras mais faladas e conhecidas um pouco por todo o mundo. Por vezes mostram histórias de luta e combate por uma causa; são histórias de emoção e emoções. ‘Bordertown’ nesse campo não foge muito à regra: é a história da luta feroz de uma mulher pela Justiça: ela vai até onde for preciso e enfrenta quem e o que for necessário.

Lauren Fredericks (Jennifer Lopez) é uma jornalista do Chicago Herald que ambiciona ser ‘lançada’ para a cobertura da frente de combate no Iraque. Antes, o seu editor (Martin Sheen) entrega-lhe uma missão: investigar uma história na cidade fronteiriça mexicana de Juarez. Juarez, é uma cidade que vive dominada pelo medo….largas centenas de mulheres foram violadas e brutalmente assassinadas, sem que ninguém pareça preocupar-se. Como em quase todas estas histórias de terror, alguém consegue ultrapassar barreiras e de certa forma ajudar a expor as atrocidades. Eva (Maya Zapata) é a jovem que consegue escapar com vida e lutar corajosamente: ela pede ajuda a um jornal local. O seu director Diaz (António Banderas) é um antigo colega de Lauren a ligação entre os dois e dos dois ao caso começa aqui.

A partir deste ponto, e cada vez mais envolvida, a pesquisa de Lauren deixa de ser para um ‘furo’ e torna-se por uma luta pela verdade, e acima de tudo torna-se numa questão em que a sua própria vida está colocada em causa.

O filme de Gregory Nava (‘Selena’,'Why do fools fall in love’), baseia-se no ‘feminicídio’ de Juarez. Esta expressão surgiu precisamente devido aos acontecimentos passados nesta cidade Mexicana: em 10 anos mais de 350 mulheres foram brutalmente assassinadas e muitas outras foram dadas como desaparecidas. Às portas dos Estados Unidos, as autoridades nunca levantaram muita poeira em torno destes acontecimentos. O Filme mostra como acordos e interesses comerciais, podem surgir com mais força do que a busca de uma verdade dura, e sempre inconveniente. O tema em si é bem puxado, mas um filme com esta temática, exigia uma abordagem mais funda e uma realização onde se mostrasse ainda mais o dramatismo do assunto. ‘Bordertown’ é uma mistura de um filme histórico/dramático com um thriller que não sendo de alta qualidade, acaba por esbater a dureza do tema em questão. Não está mal feito….fica é a meio caminho entre uma coisa e outra e aí perde-se um pouco da qualidade de um filme que podia ser uma grande obra do cinema e assim fica apenas por ser um bom filme.

Para quem conhece a maioria dos trabalhos de Jennifer Lopez, é capaz de se espantar com o seu desempenho…ela demonstra que consegue desempenhar papéis fora do género filme ‘côr-de-rosa’, empregando uma boa dose de dramatismo ao seu personagem. Maya Zapata, é que surpreende pela sua performance no papel de Eva. A jovem actriz, conta no seu currículo com participações em filmes latinos, mas ainda sem nenhum papel de grande destaque. Em ‘Brodertown’ é ela que despoleta todo o enredo e lhe confere um maior dramatismo: o seu desempenho é digno de ser relembrado e referenciado como um dos pontos altos do filme. Num elenco principal praticamente todo latino (com excepção de Martin Sheen), Antonio Banderas e a brasileira Sónia Braga completam o lote de actores com maior destaque na trama.

Não é fabuloso, mas nem por isso deixa der um bom filme. Mais não seja por pôr a nú um assunto ao longo de muito tempo escondido pelas autoridades mexicanas, e ao qual os vizinhos Estados Unidos também parecerem sempre, nunca lhe querer dar muita atenção. A verdade é que quase 400 mulheres perderam a vida, uma centena foi dada como desaparecida e apenas um homem foi condenado por 16 destes crimes. Continuam a surgir casos, que ficam por resolver…

Estreia: 12 de Julho 2007
Nota: 7,5/10

2 Comments:

At 9:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sou um bocado céptico quanto às capacidades de J.Lo como actriz, mas se o filme tem base histórica vamos ver como se safa.

 
At 2:21 da tarde, Blogger Martunis said...

Por acaso eu ate nem axo que ela seja má actriz nem nada...os filmes que ela tem feito, é que na sua maioria não são grd espingarda e nem sequer exigem muito das suas capacidades...mas axo que ela se pode vir a fazer; com trabalhinho ainda lá vai.

Tks e abrace

 

Enviar um comentário

<< Home