quinta-feira, julho 26, 2007

WEEDS

Numa altura em que a maioria das séries a fazer furor, passam quase sempre por gabinetes de psicólogos criminais, laboratórios altamente sofisticados, grupos de acção policial repletos de tecnologia, ou por hospitais onde super-médicos salvam vidas, uma série que não retracte nada disto…é quase como um Oásis no deserto.

‘Weeds’ estreou esta semana, e é a nova série das noites de segunda-feira da RTP2, e no primeiro episódio deixou excelentes sinais do que ainda estará para vir. Entre a comédia e o drama, a série trata de assuntos tão variados como drogas, extra-terrestres, adultério, crises conjugais, diferença entre gerações entre muitos outros.



A série passa-se na pacata e algo conservadora ‘Agrestic’ (Califórnia), e mostra acima de tudo a autêntica parafernália de problemas e questões que as famílias das cidades mais pequenas dos Estados Unidos enfrentam no seu dia-a-dia. Nancy é uma esposa, mãe de família que levava uma vida desafogada mas após a morte do marido vê-se obrigada a gerir uma casa e a cuidar dos dois filhos: um na sempre problemática idade da adolescência e um outro mais novo: uma criança ‘especial’ e diferente e que é frequentemente chamada de ‘Gig’, ‘Nerd’ ou 'Wierdo’ pelos colegas da escola. Sem trabalho e perante a necessidade de manter o conforto dos filhos (e o seu também), Nancy (Mary Louise Parker) entra num negócio de venda de Erva (daí o titulo da série).



Com esta base, podíamos esperar uma série com conteúdos algo banais e por demais vistos, mostrando o submundo da droga e os problemas que acarreta. Mas ‘Weeds’ surpreende, porque a erva e o negócio em torno dela é apenas uma forma de com muita ironia e algum sarcasmo, apontar as falhas da cultura americana (muitas vezes, uma autêntica fachada). No entanto, e apesar de vender droga, Nancy não se esquece dos seus deveres de mãe, mantendo alguma rigidez na educação dos filhos, e nunca vendendo nem deixando vender erva a crianças. Aliás: ela não toca no produto do seu negócio…apenas o vende. Os seus vizinhos, amigos e outros laços (Elizabeth Perkins, Kevin Nealon, Tonye Patano, Romany Malco, Hunter Parrish e Alexander Gould) são apenas peças na engrenagem que faz girar toda a sua vida: uns mais tresloucados, outros mais sérios, também eles espelham a oscilação comédia-drama que serve de base á série.


Com um humor muito bem concebido e algo ousado, ‘Weeds’ apanha pedaços de séries como ‘Donas de casa Desesperadas’ ou ‘OC’, e de filmes como ‘Beleza Americana’ ou ‘Pecados Íntimos’. A 1ª série estreou em Portugal esta semana, na passada segunda-feira e promete ficar por cá mais algum tempo: ainda por cima quando as temporadas seguintes já se encontram prontas a passar nos nossos ecrãs assim que esta terminar.

Nota. 8,5/10

Segundas-Feiras – RTP2 - 22:30

1 Comments:

At 11:32 da manhã, Blogger João Tomaz said...

Gostei muito... a colagem ao Desperate Housewives e ao OC é óbvia mas tem, sem dúvida, elementos que a singularizam.

 

Enviar um comentário

<< Home