quinta-feira, setembro 18, 2008

Uma Cena (A)normal...

‘A queda do preço do petróleo tem de ser reflectida no preço dos combustiveis’ Manuel Pinho, Ministro da Economia.

Numa altura em que o preço do barril do petróleo se encontra pouco acima dos 90 dólares, o preço da gasolina está fixado quase a 1.50 euros. O preço do combustível chegou a este valor exorbitante, quando ainda não há muito tempo, a subida dos preços do petróleo, inflacionaram o custo final da gasolina, e pôs os consumidores cada vez mais, a fazer contas à bolsa.

Na altura, os senhores das gasolineiras defenderam-se dizendo que o aumento do custo do barril de petróleo os obrigava a subir o preço final da venda…ya; a malta barafustou, mandou vir, ameaçou com protestos, correntes a circular na internet coisa e tal, mas a verdade é que, apesar da descida no consumo, a coisa amainou, e ficou mais ou menos na mesma. Agora o barril de petróleo, baixou 35% de 140 para 90 e poucos dólares…(baixou quase 50 DÓLARES por barril…!!!!!!!!!!!).Quanto baixou a gasolina?Quanto?Quanto?6%!!!!!!!!CHAAANANNNNN!!!!!!!

Logicamente, que a malta, apesar de burrinha, às vezes ainda consegue somar 1+1 e não atingir um resultado que não seja 2…e pôs-se a pensar:’ Então…mas há meses, quando o petróleo subia, eles vinham dizer que tinham de aumentar o preço de venda porque o aumento do barril tinha de se reflectir no preço final…bla bla bla bla bla, e agora que o preço desceu quase 40%, a gasolina não baixa…e ainda AUMENTA?????’!!!!!

O Povo engole muita coisa…engole que no futebol não existe gente corrupta, engole que os Morangos com Açúcar são uma coisa inteligente e de qualidade, acredita que o João Loureiro sabe cantar e ainda engole que o Cláudio Ramos… (enfim…vou parar por aqui); mas começa a ficar difícil perceber esta coisa de o petróleo baixar, e a gasolina ainda aumentar…

Depois vem a desculpa de que o “preço da gasolina não se reflecte apenas no preço do petróleo, e que há uma série de outros factores que encarecem o custo final do produto”.WTF? Quando era para aumentar, era porque o aumento do petróleo tinha de se reflectir no custo final…como agora é para baixar já dizem que não. Defendem-se com os impostos sobre a gasolina que pagam ao Estado (Sim, que estes não se livram…), mas se pensarem que os impostos são calculados em percentagem, basta verem que pagam ‘X%’ sobre um valor…se esse valor baixar, o ‘X%’ também fará o mesmo…

Tanta coisa, para dizer que a liberalização do sector, foi apenas mais uma xaropada para que todos fiquem a ganhar, menos os utilizadores finais que cada vez pagam mais. Façam é como eu…de volta ao autobus, ao metro e à sola dos ténis; pode ser que assim, em vez de a quebra do consumo ser de 7%, a mesma passe a ser de 50% ou mais…talvez assim os responsáveis comecem a pensar que devem rever as contas senão fica tudo mas é a chuchar no dedinho…

‘Preço da Gasolina só desce se o mercado não funcionar’ – Manuel Pinho, Ministro da Economia.

‘Alguma coisa está errada aqui…’ – António Costa e Silva, Professor – IST.