quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Slash...

Sou daqueles que não tem qualquer problema nenhum em dizer que não tem um especial gosto pela leitura de livros. Não quer dizer que não leia; simplesmente não o faço porque fica bem, porque toda a gente o faz ou apenas porque está na moda ler certos autores ou determinados livros. Nunca me apanharam a ler por obrigação, e nem na escola o fiz; a grande maioria das obras dadas no Ensino Secundário, até as li antes de serem dadas nas aulas (e vim da área de humanidades)!!!

Quando agarro num livro, é porque o assunto me interessa verdadeiramente. Foi o que se passou com esta obra biográfica, sobre a vida de um dos maiores ícones da música dos tempos modernos. É verdade que sempre fui um fã dos Guns and Roses: da música, das poses, das histórias de excessos típicas do Rock n Roll; muitas das coisas já sabia da altura em que eles se tornaram numa das maiores bandas do mundo, mas anos passados do seu (quase) desaparecimento, apareceu-me este livro onde Slash, o mítico guitarrista da banda das armas e rosas, conta tudo, mas mesmo tudo sobre a sua vida.

Surreal e quase inacreditável são palavras que podem descrever tudo o que é contado na obra de Anthony Bozza. Mas esta biografia é muito mais do que isso: é um quadro impressionante sobre a vida de excessos que Slash levou praticamente desde que aprendeu a andar e/ou a falar. Fez de tudo, falou de tudo, experimentou de tudo; passou por situações inimagináveis, e sobreviveu a experiências demasiado ‘Hard-Core’ que espanta só de pensar. Foi até ao fundo das memórias (algumas certamente destorcidas ou adulteradas: Slash foi o exemplo mais do que ‘perfeito’ da triologia Sexo, Drogas e Rock and Roll!!!A verdade é que ele resistiu, ultrapassou e sobreviveu a tudo e ainda ficou cá para contar.

E eu li; e fartei-me de rir apesar de (nalguns casos) a violência das imagens que saem das histórias contadas no livro é gigante. Literalmente devorei páginas atrás de páginas, e em dada altura quase sem conseguir parar. É isto que dá prazer na leitura: é deixar o tempo passar quase sem se dar por isso; até se fica com pena de não haver mais páginas e mais histórias para ler.

Genial!!!GENIAL!!!!