quinta-feira, novembro 02, 2006

"Nunca caminharás sozinho"

Parece-me a mim, que há coisas no futebol que se passam fora do campo e que têm meritoriamente de ser referenciadas. Assim como condeno comportamentos violentos e anti 'fair-play', enalteço todo o tipo de atitudes que promovem a convivência salutar no desporto, e aquilo que vimos em Lisboa nos últimos dias, é disso exemplo.
Por ocasião do Benfica-Celtic para a Champions League, cerca de 10.000 Escoceses deslocaram-se a Lisboa, invadindo a cidade e pintando as ruas da nossa capital de alegria e boa disposição. Certamente muito bem bebidos, estes verdadeiros adeptos do futebol, conviveram em plena harmonia com toda a gente com quem se iam cruzando, inclusivamente nas imediações do Estádio da Luz, antes, durante e depois do jogo.
O resultado (irrelevante para este Post) até foi bastante negativo para o Celtic (perdeu por 3-0), mas isso não impediu os seus adeptos de cantarem, e puxarem pelos seus jogadores mesmo depois do final do encontro. Mas a atitude que mais me tocou no meio de tudo isto, foi a homenagem prestada ao malogrado Miki Feher, falecido em pleno relvado do Estádio D. Afonso Henriques em Guimarães a 25 de Janeiro de 2004. A violência das imagens na altura difundidas tocou a toda a gente, e os simpáticos escoceses fizeram questão de relembrar o antigo jogador do Benfica.
Para o efeito, uma grupo de adeptos lançou uma acção que visava recolher fundos para fabricar uma faixa alusiva á homenagem, que exibia a camisola com o número 29, o seu nome e a frase "Nunca Caminharás Sozinho" (o Hino do Celtic chama-se "You Will Never Walk Alone"). A referida faixa foi exibida diversas vezes durante o encontro, e no final, os autores desta inciativa, entregaram a faixa aos Capitães do Benfica.
Para mostrar ainda mais (se é que fosse preciso) o desportivismo e civismo destes adeptos, a quantia remanescente da colecta, foi entregue ao Clube da Luz com o intuito de ser encaminhada para uma instituição de caridade em Lisboa. 'Bonito ou simpático', parece-me pouco para descrever tamanha acção de bondade que na minha óptica ultrapassa o 'simples' fair-play. É uma atitude de verdadeiro civismo e uma lição para todos os que veem no futebol, uma forma de entrar e estar sempre em pequenas guerras.
Da minha parte, não podia deixar de dar uma palavra de agradecimento a todos os que por Lisboa estiveram nos últimos dias, e dizer que também eu aprendi um pouco com eles. Assim como dedicaram a Feher...também eu lhes digo:
"You Will Never Walk Alone"!!!!!