domingo, julho 01, 2007

Metallica - Super Bock Super Rock

Apesar de já ir com três dias de atraso, mais vale tarde que nunca…ainda por cima tendo em conta o concerto que foi. FABULOSO!!!!

Até bem perto da data do espectáculo, não estava com total certeza de ir a este concerto. Não que não tivesse vontade, mas decidi comprar o bilhete quase no próprio dia…o stress de não ir seria certamente muito maior do que o preço (exagerado) pelo bilhete; afinal de contas, os Metallica são só a maior banda do Rock mais pesado à face da Terra. E que bem que fiz em ter ido…

Pouco passava das 23h15 quando, as poucas luzes do recinto se apagaram e se ouviram os primeiros acordes da música de
‘Ecstasy of Gold’ de Ennio Morricone…eles estavam mesmo a chegar. O público, que lotava por completo um recinto mal preparado para tanta gente, já gritava em uníssono pela banda americana. ‘Creeping Death’ abriu as hostilidades e em menos de 5 minutos de espectáculo, o quarteto americano já tinha os 60 mil espectadores na mão…no coração, no pensamento e um pouco por todo o lado. Num inicio algo surpreendente, os Metallica abriram a porta de ‘Ride de Lightning’ e despacharam mais dois clássicos do trash metal: ‘For Whom The Bell Tolls’ e um memorável tema homónimo do álbum de 1984.


Já todos os presentes no Parque Tejo estavam totalmente entregues, quando James anunciou mais um tema que deliciou a ‘velha guarda’ dos fãs da banda: ‘Disposable Heroes’ marcou um avanço de três anos no calendário, mas no recinto do SBSR, ninguém pareceu ter dado muito por isso: queriam era um grande concerto de Metallica e isso era o que estavam a ter. para os presentes o mundo parecia só existir dentro daquelas paredes e em mais sitio nenhum. Lars parecia estar ligado á corrente, Trujillo enchia completamente todo o palco com as suas ‘danças’ e a sua destreza com as 5 cordas do seu baixo, Hammett ia desfilando acordes e riffs poderosíssimos ao passo que James ia liderando as tropas e enfrentando aquele gigante exército de fãns, que aqui e ali abriram clareiras de Mosh entoando as letras e todos os refrões mesmo quando ninguém o pedia.

Depois de cerca de meia hora de pura descarga de Trash Metal ao mais alto nível, uma guitarra acústica foi colocada em frente ao microfone de James: vinha um momento de ‘descanso’ (se é que isso era possível). ‘Unforgiven’ virava o concerto, mas mantinha a energia em toda a gente…entrávamos no mundo do Black Álbum, e saíamos (apenas por breves instantes) da fase ‘Cliff Burton’ (faz este ano 20 anos após a sua morte e este alinhamento não foi feito ‘por acaso’). Os Metallica pareciam decididos a continuar a agradar aos fãns mais antigos, e regressaram no tempo: ‘And Justice For All’ foi o álbum então revisitado e o tema que lhe deu nome, brilhantemente tocado no palco: algumas caras de espanto pelo alinhamento…mas ninguém se queixava.

O Povo estava em perfeita união com a banda, mas Hetfield queria mais: ‘Are You Ready To Sing Tonight’? E eis que surge ‘The Memory Remains’ e um coro de 60 mil gargantas em substituição da voz de Marianne Faithfull (na versão do disco). Esta incursão em tempos mais recentes, apesar de bem sucedida (bem que o público cantou…), foi mui rápida. O Regresso ao primeiros 4 álbuns fica marcado por ‘The Four Horseman’, seguido de um dos mais fantásticos momentos de todo o concerto. Trujillo pede licença, faz um curto solo de baixo e dá entrada na ‘homenagem’ ao malogrado Cliff Burton: ‘Orion’ foi um momento a todos os títulos brilhante: os solos alternados, a projecção de imagens e o sentimento e emoção visíveis com que os 4 interpretaram o tema foi arrebatadora. No sei final, James lembrou em voz o desaparecido baixista.

A partir daqui, mais clássicos da banda: mais uma incursão em ‘Ride the Lightning’ (com o tema ‘Fade to Black’) e dois dos hinos mais marcantes de toda a discografia dos Metallica: ‘Master Of Puppets’ e o destrutivo ‘Battery’. Depois destas descargas de energia, Lars dava sinais de cansaço; mas quando a vontade e o querer são grandes, não há cansaço que lhes faça frente e toca de regressar em grande com ‘Sad But True’ e ‘Nothing Else Matters’. A noite há muito que estava mais que ganha….mas todos queriam mais. E os Metallica queriam mais…

…por isso regressaram e ‘desembainharam as espadas’ mais uma vez. O Rebentamento de petardos e a pirotecnia chamavam ‘One’ ao palco. Mais uma arrasadora interpretação com o público a acompanhar James Hetfield: ‘Oh Please God Wake Me’…fabuloso!!! Para que nada faltasse, ‘Enter Sadman’ voltou a pedir a participação dos 60 mil, mas nem isto fez com os mesmos ficassem satisfeitos….continuavam a querer mais. Feita a vontade, ‘Am i Evil’ e o clássico ‘Seek And Destroy’ fecharam em beleza um concerto que ficará para sempre na memória de todos. Difícil foi contar os minutos que os 4 ficaram no palco, em agradecimentos a todos os que com eles partilharam uma noite fabulosa.

Aos 4…o meu MUITO OBRIGADO. Em vez de até para o ano…despeço-me com um breve ‘Até Já’.

Nota: 9,5/10

PS: para quem foi, pode relembrar o concerto aqui, aqui, aqui ou aqui. Quem não foi pode ficar com uma ideia do que perdeu.

1 Comments:

At 3:56 da tarde, Blogger Rui said...

"five more, james!...Don't get greedy, now"

 

Enviar um comentário

<< Home