terça-feira, março 03, 2009

20 Anos depois...

Hoje é um dia (mais ou menos) histórico para Portugal, e para o nosso futebol. Faz hoje 20 anos, que pela primeira vez, uma Selecção Nacional de Futebol venceu um Campeonato Mundial; foi na categoria de Sub 20 (ou esperanças, ou Sub 21 sei lá...tão sempre a mudar!!), e a coisa passou-se em Riade na Arábia Saudita. Tirando o 3º jogo da 1ª fase em que perdemos 3 secos contra a equipa da casa, ganhámos todos os jogos por 1-0...menos o da final claro: 2-0 frente à Nigéria.

Ainda me lembro de ver esse jogo em directo, de ouvir os comenários que vinham lá muito ao longe (pareciam feitos pelo telefone), senão me engano pela voz do inesquecível Rui Tovar e do grafismo com o resultado e o tempo de jogo: mítico!!!! Ainda hoje tenho uma valiosa cópia desse jogo em VHS (tenho de a ir procurar). Ainda me recordo que dessa equipa faziam parte jogadores que se vieram a tornar em verdadeiras personalidades do Futebol Mundial: Paulo Sousa, Fernando Couto e João Vieira Pinto. Dos outros muitos desapareceram, alguns jogaram em equipas de 2ª linha, e outros caíram rapidamente no esquecimento, e alguns estiveram perto de dar o salto mas por uma ou outra razão nunca o conseguiram fazer. Nessa equipa jogavam ainda Bizarro, Paulo Madeira, Valido, Abel Silva, Amaral, Paulo Alves, Jorge Couto, Morgado e os não menos 'míticos' Hélio, Folha e Filipe. O Capitão que ergueu a Taça era um tipo chamado Tozé, que nunca passou do Tirsense...o Treinador esse era o Carlos Queiróz (com 'z' ou com 's', com ou sem acento...) e usava Bigode!!!!!Nesta altura, ainda era imagem de marca do treinador Português usar uma farta e vistosa Bigodaça (olhá alí para o Nelo Vingada na foto de óculos escuros 'à lá Furrillo'!!!!). E para quem goza com o penteado de Risco ao meio do Paulinho Bento, que tal este exemplar do Queirós!?!?Hahaha...e também fazia parte do boneco, o bom do jogador de futebol usar aquela pseudo-cabeleira "à lá 80's"...já para não falar dos equipamentos curtinhos e bem foleiros (diga-se)!!!

Muito bom sim senhor...e para quem já não se lembrava ou nunca viu, fica aí o vídeo da caminhada até ao título. Foi o primeiro...2 anos depois em Lisboa, Portugal tornar-se-ia Bi-Campeão Mundial de Juniores num Estádio da Luz a rebentar pelas costuras, com uma equipa onde jogavam "só", Luis Figo, Rui Costa e João Pinto.

PS: João Pinto tornou-se à época no primeiro e único jogador a sagrar-se bi-campeão mundial de Juniores; O Brassard que esteve também nas duas campanhas não entra nessas contas porque em 89 nunca chegou a saír do Banco: portanto 'técnicamente' não chegou a ser campeão!!!

PS2: Curioso ou não, 20 anos depois e após ter dito que era preciso varrer a M$%@A toda que havia na selecção, e de (hoje) ter dado uma entrevista a um jornal desportivo onde diz que o futebol português 'foi vítima de um assalto', O homem continua a falar e a dizer mal mas voltou para comer no prato onde cuspiu! Brilhante...

PS3: O texto já estava escrito, apesar da hora de publicação ser 10.30!!(+ coisa - coisa!