segunda-feira, novembro 06, 2006

Lisboa - Parte 1


Gosto de Lisboa, pelo seu amanhecer, pelos seus primeiros raios de Luz, pelos seus primeiros sinais de vida que nos dão as boas vindas a mais um dia. Gosto de Lisboa pelo cheiro fresco das suas manhãs, pelo olhar ensonado dos seus transeuntes que saindo para o trabalho ou chegando a casa de um programa nocturno vivem as primeiras horas do dia.

Gosto de Lisboa pelas suas casas e bairros de cores várias, que colinas abaixo e acima se espalham. Gosto de Lisboa pelos seus bairros típicos, pelas ruas e vielas castiças recheadas de estórias e de História. Gosto de Lisboa pelos seus prédios e avenidas imponentes e cheias de vida dia e noite. Gosto de Lisboa pela animação das zonas comerciais em contraste com a pacatez dos seus jardins, porque nela nunca estamos sós mesmo que estejamos sozinhos. Gosto de Lisboa, porque nela conseguimos a tranquilidade e a calma mesmo no meio da azáfama de uma grande metrópole.

Gosto de Lisboa, pelos seus recantos, pelos seus pátios e pelas ruelas antigas, onde todos se conhecem, e onde toda a gente sorri e diz ‘bom dia’ quando se cruza com outra pessoa, mesmo que não se conheçam. Gosto da Lisboa dos artistas, dos poetas que nela se inspiraram para os seus versos, dos escritores que nela viram as suas obras e a elas lhes deram vida. Gosto da Lisboa dos declamadores e contadores de histórias, dos actores que nela, dela e que por ela vivem. Gosto da Lisboa do fado ‘feita menina e moça’, que chora e ri à vontade e ao som de quem a canta. Gosto da Lisboa dos filmes e até da Lisboa das Novelas onde estórias se cruzam e estórias se contam. Gosto da Lisboa dos teatros e dos artistas de rua que nela sobrevivem.
Gosto de Lisboa pela animação da noite, dos bares discotecas e esplanadas cheias de gente no verão. Gosto de Lisboa pelas iluminações de Natal e pela alegria que elas trazem ao nosso olhar, e pelas lembranças que nos trazem à memória. Gosto da Lisboa dos festejos de Carnaval, da Lisboa das festas e da animação, e até dos festejos populares.

Gosto da Lisboa pelos encontros, de pessoas e culturas, pelos encontros em torno de um ideal e duma missão. Gosto da Lisboa dos concertos, e das grandes festas desportivas e da alegria que daí vem.

Gosto de Lisboa pelos seus cafés e pastelarias tradicionais com balcões arranjados com bolos e bolinhos. Gosto da Lisboa das novas esplanadas, decoradas a gosto, animadas com cores e música. Gosto da Lisboa dos restaurantes tradicionais onde se sente o cheiro da comida tradicional, mas também gosto de Lisboa pelos seus restaurantes modernos e gastronomias internacionais e mistura de culturas e gostos.
Gosto de Lisboa pelas pessoas que nela se passeiam, que nela vivem e trabalham. Gosto pelos que cá nasceram, pelos que para cá vieram morar e viver, pelos que entram e pelos que saem, pelos que cá estão e pelos que já se foram. Gosto de Lisboa pelos seus transeuntes que com ou sem destino nela circulam, e pelos turistas, viajantes e visitantes que a ela dão vida. Gosto de Lisboa com as suas famílias, pelos pais, mães, filhos e avós. Gosto de Lisboa pelos sorridentes e optimistas que vêem oportunidades e coisas boas em cada esquina e gosto de Lisboa pelos que pelo contrário, menos optimistas enfrentam o dia a dia com a vontade de ver Lisboa no amanhecer seguinte.
Gosto de Lisboa, pelos simpáticos que ajudam, pelos indiferentes que não dizem nada e pelos antipáticos que viram as costas e seguem a vida deles.
Gosto de Lisboa....

2 Comments:

At 4:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lindo! :)

 
At 5:16 da tarde, Blogger Martunis said...

Caro Anónimo/a...agradeço o teu comentário, mas se estivesse identificado, aí seria muito melhor. Saberia a quem agradecer.

 

Enviar um comentário

<< Home