quarta-feira, abril 04, 2007

CUBO

'Não Procure uma Razão...procure uma saída'

Um (belo) dia acorda num local estranho e sem saber como foi lá parar, dá por si dentro de um estranho ‘quarto’ (ou divisão) em forma de cubo com uma porta em cada lado…estranho não? Pior ficaria quando vai percebendo que não está sozinho. Pois bem…são 6 pessoas (sete se considerarmos o que aparece no inicio, mesmo antes do genérico do filme), com histórias todas diferentes entre elas, mas com uma semelhança: nenhuma sabe como foi lá parar, nem onde está, nem o ‘que é’ onde está, nem tão pouco como se sai de lá.

Um policia, um génio da matemática, um engenheiro civil, um médico, um especialista em fugas difíceis e um autista: cada um com a sua característica muito própria e que vai saltando à vista com o desenrolar dos acontecimentos. Este conjunto de personagens apercebe-se inicialmente que estando parados morrem. É então que começam a explorar as inúmeras salas cúbicas…mas de quando em vez e com o passar das horas, vão encontrando outros obstáculos e armadilhas como se ‘aquilo’ estivesse a brincar com este grupo de pessoas aparentemente inocentes.

Perante tamanhas dificuldades, e tão grande desconhecimento sobre o que se estava a passar, o medo e a desconfiança vai-se apoderando dos os vários elementos do grupo, levando inclusivamente a situações e atitudes de puro desespero e descontrolo. Dali até á saída, ainda era um passo grande, muito grande…ou então não e ela estava logo ali.




Uma ideia nova, uma forma inovadora de criar suspense, uma envolvente misteriosa, um ‘inimigo’ invisível, intocável e quiçá, inexistente. Tudo isto são elementos que conjugados com um óptimo conjunto de personagens (actores ‘desconhecidos’), resultou numa obra simplesmente excepcional (arrecadou vários prémios no Fantasporto’99Grande Prémio, Melhor Filme, Melhores Efeitos Especiais e o Prémio do Público). Palmas para o realizador Vicenzo Natali.

Incapaz de fazer desviar os olhos do espectador do ecrã, ‘Cubo’ é ao invés, capaz até de induzir a paranóia mesmo nos mais habituados ao género.

Nota: 9/10

6 Comments:

At 4:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

um filme diferente, um autênctico Thriller.....e dá que pensar.

 
At 7:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

infelizmente nunca vi...a minha cultura cinematográfica deixa muito a desejar. mas parece-me muito interessante mesmo

 
At 7:54 da tarde, Blogger Martunis said...

Não viste mas devias ver....

aliás: O CUBO é um filmão!!!! Procura na net ou aluga...vale mesmo a pena!

 
At 8:16 da tarde, Blogger Mother Goose said...

é totalmente viciante!!

 
At 7:50 da tarde, Blogger Maria said...

Pela descrição parece-me ser do géero do "Saw". Se assim for, então deve ser um bom filme que vale a pena alugar e ver!

 
At 8:16 da tarde, Blogger Martunis said...

Maria:

confesso que o SAW não vi....mas pelo que sei desse filme, não será nada muito do género. Não vi nada até hoje assim como o 'CUBO'...quando o vi pela primeira vez (já há uns anos), fiquei vidrado...pena que a qualidade da sequela (Hyper Cube) e a pre-quela (Cubo O) tenha decaído...mas isso acontece muitas veze com outros filmes.

mas aconselho-te vivamente a veres este 'CUBO': é das coisas mais geniais que vi...simplesmente brilhante. Tive de comprar o DVD e tê-lo na minha biblioteca de DVD's.

Obrigado pela visita e pelo comment: volta mais vezes.

;)

 

Enviar um comentário

<< Home