quinta-feira, novembro 23, 2006

Borat

Quem já conhecia o outro personagem encarnado por Sasha Cohen (Ali G.) podia esperar, irreverência, crítica e muito gozo neste filme, em que o actor Britânico agora interpreta Borat, um jornalista da Televisão do Cazaquistão, enviado para os Estados Unidos para fazer um documentário sobre os hábitos e a cultura americana.

Basicamente e em breve resumo, este filme é cerca de hora e meia de apanhados, em que o ‘comum’ dos cidadãos americanos se vê com um ‘jornalista do Cazaquistão’ nas (supostas) mais hilariantes situações. Desde interpelar pessoas na rua e querer cumprimentá-las na rua com 2 beijos (ao que as pessoas fogem, e algumas ameaçam o ‘jornalista’), a aprender a conduzir, a aprender como estar à mesa num jantar tradicional com famílias americanas, entre outras situações, Borat quer apreender a cultura americana, mas estando profundamente desajustado….faz tudo menos absorver os ensinamentos dos seus ‘professores’. Até aqui tudo bem, e eu confesso que depois de ler algumas criticas ao filme (de pessoas cujo trabalho aprecio fortemente), fiquei ‘interessado’ em assistir, ao que pensava ser uma paródia com ‘pés e cabeça’.

Sinceramente, eu sou forte adepto da comédia ‘non-sense’, ao estilo Monthy Python, Smith And Jones, Seinfeld entre outros; mas tudo o que é demais enjoa, e na minha opinião o ERRO do filme está mesmo aí: no exagero, do já por si exagerado. A parte ainda assim interessante, é o facto de a esmagadora maioria dos ‘actores’ do filme não o serem, e o que até torna as situações engraçadas e cómicas é a cara das pessoas perante os maiores disparates que Borat faz e diz ao longo de todo o filme, mostrando por vezes os seus preconceitos. Os momentos mais caricatos são aqueles em que revela como funciona a cabeça do norte-americano médio, como quando o cowboy se mostra homofóbico e anti-islâmico, ou o dono da loja de armas que nem sequer hesita na hora de responder à pergunta "qual a melhor arma para matar um judeu?".

Borat faz e diz o que lhe apetece, é profundamente inconveniente o que lhe valeu alguns ‘dissabores’, (chegou a ser agredido por um dos apanhados) e pode enfrentar uma série de processos judiciais por parte dos restantes ‘actores’ do filme. Só em atalho de foice…o filme nos EUA foi em menos de nada um êxito, mas na Roménia (onde o filme também é rodado), e no próprio Cazaquistão, as distribuidoras garantem o boicote ao filme…e os problemas para Cohen podem não ficar por aqui.

Na minha opinião o filme peca, por ser demasiado ‘non-sense’: torna-se cansativo e às tantas já não se consegue achar grande piada às parvoíces do jornalista do 'Cazaquistão'. Não digo que não vejam o filme, até porque na sala muitos dos presentes riram a bom rir e soltaram fortes gargalhadas. E eu ainda consegui sorrir, e até rir algumas vezes…mas não muitas.

Estreia no dia 30/11/2006
Nota: 5,5/10

4 Comments:

At 6:07 da tarde, Blogger Marta said...

Obrigada Martim!

E a propósito do post... Lembro-me quando o senhor, maravilhoso, foi fazer umas coisinhas na entrega de prémios da MTV. Foi rir até cair p o lado.

:)

M.

 
At 6:10 da tarde, Blogger Martunis said...

Acredito que sim...mas axei até um bocado triste o filme ontem!!!!!

Todo e qualquer exagero cansa...

MAJ

 
At 4:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não poderia concordar mais com a tua apreciação do filme...
Eu devo acrescentar que não aconselho... acho que o que é demais enjoa e algumas das cenas são de extremo mau gosto. Mas isto é só a minha opinião! Vale o que vale...

 
At 8:23 da tarde, Blogger André Sousa said...

è de xorar a rir! Xor Borat tirando algumas partes menos púdicas no filme até um gajo engraçado! è esperto vá...é vivaço...é razoavel...é fraco...é uma besta...é uma merda...

E Ninguem para o Simão e O Rochha allez ohhh

 

Enviar um comentário

<< Home