segunda-feira, fevereiro 05, 2007

BUS

Se há coisa que tem sempre lugar neste blog, são os bons projectos e as boas ideias: esta é uma delas. Há poucos dias, fiz uma visita a uma Associação de Solidariedade Social que não conhecia: BUS (Bens de Utilidade Social), e gostei do que vi.

É certo, que esta não é uma ideia inovadora na sua génese, mas sim no seu conteúdo. Se associações há, que recolhem e distribuem alimentos por quem deles necessita, o BUS faz algo similar, mas com bens de utilidade doméstica: artigos de mobiliário, roupa de cama, electrodomésticos e outros objectos para a casa.

Oferecer/doar ao BUS, qualquer pessoa, empresa ou instituição o pode fazer. A associação agradece naturalmente que as ‘oferendas’ possam ser entregues nas suas instalações, mas se tal não for possível, existe uma estrutura montada para a recolha das mesmas.

Antes de mais, há que dizer que o BUS não faz distribuição dos bens recolhidos, a particulares. Ou seja…se uma família em nome particular se quiser ‘habilitar’ a ser contemplado com algum bem doado por esta associação, terá de se dirigir antes de mais a uma Associação ou colectividade social da sua zona, e solicitar que esta o faça em seu nome. Este é um ‘ponto de honra’ do qual o BUS não abdica...para não haver desigualdades nas doações de bens.

Resta apenas dizer que o BUS não tem quaisquer fins lucrativos. Os bens recebidos, são dados a quem deles necessita, sem qualquer custo para quem os recebe: é mesmo ‘dar por dar’, sem pedir nem esperar nada em troca. APLAUDO!

Para quem quiser saber mais/ajudar:
21 926 88 11
www.bensutilidadesocial.pt
geral@bensutilidadesocial.pt