domingo, fevereiro 11, 2007

Silence of the Lambs

Ontem (re)vi mais uma vez, um dos grandes filmes da história do cinema. Baseado na obra de Thomas Harris, ‘O Silêncio dos inocentes’ está no topo dos Thrillers e dos filmes de suspense…certamente que haverá poucos críticos a não colocarem este filme nessa posição. O filme também é logicamente feito pelos seus actores, e nesse campo este filme é forte exemplo.

Jodie Foster deu um enorme passo na sua carreira com uma actuação brilhante: Clarice Sterling, é uma jovem agente do FBI a quem é entregue a tarefa de fazer o perfil psicológico de um psicopata detido há vários anos. A relação entre os dois é extremamente intensa, e o relacionamento entre ambos, algo estranho. Do outro lado está um ex-psiquiatra (Hannibal Lecter), que ao longo das várias conversas que vai tendo com Sterling vai aproximando a jovem agente de si próprio, dando em troca informações sobre o perfil e a pessoa de um outro psicopata, acusado de rapto e assassínio de várias vitimas.

Este filme marca igualmente a oportunidade que Anthony Hopkins teve, de dar corpo a um dos personagens mais assustadores da grande tela. O Psicopata Lecter, é misterioso e profundo, e daqueles que deixa o espectador com calafrios, em suspense e agarrado à cadeira cada vez que aparece em cena. Simplesmente genial e certamente uma das maiores perfomances de um actor de Holywood.

Na minha opinião foi um verdadeiro marco na carreira destes dois actores, e de certa forma, na história do próprio cinema. Este foi também um daqueles filmes, que pela sua intensidade (que não baixa de nível do inicio ao final do filme) devia ter ficado por aqui: apesar da baixa de qualidade para a ‘sequela’, ‘O Silêncio dos Inocentes’ vai ficar para sempre como uma das grandes obras da 7ª arte: afinal, não é qualquer película que leva 5 estatuetas dos Óscares para casa, entre os quais os de melhor actor, e melhor actriz.

Nota: 9,5/10

4 Comments:

At 7:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"(...)agarrado á cadeira(...)" Falha.... "agarrado à vadeira..." ;)

 
At 7:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

cadeira, queria eu dizer... :P

 
At 8:14 da tarde, Blogger Martunis said...

The anonymous...

já cá não vinhas há uma série de tempo...welcome back, e obrigado pela chamada de atenção.

Até à próxima ;)

 
At 11:07 da tarde, Blogger André Sousa said...

Um clássico do suspense.Talvez o maior papel da longa carreira de Anthony Hopkins...
Pena que as sequelas não tenham tido o mesmo impacto.

 

Enviar um comentário

<< Home