quarta-feira, janeiro 31, 2007

Babel

De um filme galardoado no Festival de Cannes e nos Globos de Ouro, podia certamente esperar um grande filme. Confesso que ainda assim, fiquei surpreendido porque não estava à espera de um filme tão forte. Babel é forte no argumento, forte nas ideias e fortíssimo nas performances dos seus actores.

São 4 histórias diferentes entre elas, mas todas interligadas de uma forma muitíssimo bem estruturada. O desencadear de acontecimentos começa com uma quase brincadeira (que não o é) que desencadeia uma série de acções em três das Histórias, e que vem a revelar uma quarta: na verdade, esta última é a origem de toda a trama.

Alejandro González Iñárritu, consegue empregar tal carga emocional em todas as cenas do filme, que estamos sempre à espera que aconteça mais qualquer coisa. Apesar de não ter um ritmo nada alucinante, a força de cada cena é tal, que não conseguimos tirar a atenção do ecrã, e da história por um minuto que seja. Apesar de serem quatro histórias, elas decorrem em três espaços geográficos distintos, demonstrando que também o factor globalização e a rapidez com que as coisas se espalham são tremendos.

A facilidade com que uma qualquer opção (ou acção que uma pessoa toma) pode tomar um rumo completamente diferente, influenciar outros, e desencadear uma enorme teia de acontecimentos, é enorme, e está muito bem espelhada neste filme. O facto de a arma ter sido oferecida a um guia de caça marroquino, desencadeou tudo o que daí veio para a frente: a espingarda, foi literalmente um presente, mas acabou por se tornar numa arma.

Excelentes desempenhos dos actores (Brad Pitt, Cate Blanchett, Mohamed Akhzam, Gael García Bernal), grande argumento, fantástica realização, e uma banda sonora que pode passar despercebida (mas que também ela emprega uma carga enorme ao filme): os ingredientes para um grande filme, sem dúvida fortíssimo candidato às estatuetas do cinema de Holywood: os Óscares.

Grande Filme....a não perder. Nota: 9/10

domingo, janeiro 28, 2007

III CONCERTO DA APCL – José Cura e convidados

Foi antes de mais um concerto especial. Tratou-se de um espectáculo organizado pela Associação Portuguesa contra a Leucemia, visando a angariação de fundos para o combate à doença.

O Pavilhão Atlântico foi a sala escolhida para o evento, e o maestro e tenor José Cura, foi o cicerone e figura central do espectáculo: ao seu lado actuaram inúmeras figuras de vários quadrantes musicais e vários continentes. Sempre acompanhado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, na primeira parte, José Cura, interpretou a solo temas de Puccini, Leoncavallo, Shumman, Rachmaninov e Listz: nesta com a participação (espectacular) ao piano de Domingos António.

Após o intervalo vieram os convidados: assinale-se as presenças de Lauren Marginson, Rui Veloso, Luís Represas, Glauco Venier (no piano), e Luz Casal: a sua actuação foi deveras arrebatadora. A presença em palco já seria por si só de enormíssimo valor, mas as circunstâncias em que actuou, deram-lhe ainda mais brilho: Luz Casal tinha sido submetida a uma operação a um Cancro da mama poucos dias antes deste concerto: ainda assim, ela cantou e encantou o Pavilhão Atlântico, não se inibindo a partilhar a sua dor: ‘há poucos dias que também faço parte deste colectivo’”·

Numa anterior presença em Portugal, José Cura foi “acusado” de ser pouco simpático e pouco comunicativo, mas na passada 5ª feira, dissipou toda e qualquer dúvida, e mesmo tendo em conta a dureza da causa, o maestro e tenor, conversou bastante com o público (que não era em grande número), e inclusivamente ‘brincou' de quando em vez, ajudando a descontrair a ambiente e os presentes.

Foram largos momentos de música e grande espectáculo, entre o belo e o muito bonito. Actuações de vários músicos, que tendo sempre a Orquestra Sinfónica Portuguesa por detrás, oscilaram entre a música clássica, a ópera e até o Jazz. A finalizar, José Cura (que cantou, e dirigiu a orquestra – em dois temas), interpretou ‘Nessum Dorma’, tornado famoso por Luciano Pavarotti, e o público respondeu-lhe com uma ovação de pé.

Pena, foi o Pavilhão não estar cheio, e quando José Cura se preparava para ‘iniciar o fecho’ do espectáculo, muitos já se dirigiam para as portas da saída. É certo que no dia seguinte seria dia de trabalho…mas sair a meio de um espectáculo desta envergadura não se faz…muito menos quando o senhor que está no palco se chama José Cura. Até o próprio, quando viu a debandada do público, lançou a farpa, que pelo menos teve o efeito de fazer sorrir os que ainda estavam sentados, e de parar a caminhada dos que se dirigiam para a rua.

Grande concerto. Muito Bom. Nota: 8,5/10

terça-feira, janeiro 23, 2007

Match Point

Em época de estreia do último filme de Woody Allen, decidi aproveitar uma reposição numa sala bem conhecida de Lisboa (Quarteto), e ver o seu anterior trabalho – Match Point. Desde logo a película desmarca-se da esmagadora maioria dos seus trabalhos (tanto como actor como realizador) : desde logo porque não tem Woody Allen como protagonista nem sequer tem Nova Iorque como cenário. A história, essa passa-se toda em Londres e noutros locais de Inglaterra.

Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers), é um ex-tenista profissional, que aparece em cena como instrutor da modalidade num clube da alta sociedade britânica. Tom Hewett(Mathew Goode) torna-se num dos seus primeiros alunos, e os dois rapidamente estabelecem uma forte empatia, criando de forma quase automática laços de amizade bastante fortes…não só com o seu aluno, como também com a sua irmã. Chloe (Emily Mortimer). Chris e Chloe tornam-se bastante próximos, e o professor de ténis, mercê da sua nova relação, deixa as aulas e passa a trabalhar numa das empresas do Pai de Chloe, conquistando um estilo de vida com o qual tinha sonhando desde há bastante tempo. Os ‘problemas’ na história começam quando Chris conhece Nola (Scarlett Johansson), a noiva do seu amigo Tom. A atracção entre os dois é imediata, e a linha que a separa de uma obsessão é muito ténue e vai obrigar Chris a fazer uma escolha que poderá mudar a sua vida para sempre.
No inicio do filme, a imagem da bola de ténis que bate na tela, e que tanto pode cair para um lado como para o outro do court, é o espelho do enredo em que Chris se vê envolvido. As decisões que tomamos dia-a-dia, tomam o curso que têm que tomar….e por vezes o destino dos seus decisores, é ‘escrito’ como se costuma dizer, por uma unha negra. Às vezes não basta estar no sítio certo à hora certa, ou ter muito talento: a sorte e o acaso por vezes até têm maior peso do que o restante.

A linha que divide o rumo que a vida toma, é muito ténue e pode facilmente ser quebrada. Mas ás vezes até o maior deslize, pode não ter peso nenhum. A história está bastante bem construída, e o desempenho dos actores dá outra dimensão a este filme. Pessoalmente não foi o filme que mais gostei de Woody Allen; mais habituado à comédia, este filme também aí foge ao que fiquei habituado deste brilhante actor/realizador. Ainda de referir que, também a banda sonora é muito diferente daquilo que Allen nos habituou em inúmeros dos seus filmes: o Jazz dá lugar à Ópera e neste plano, a música confere outro espírito mais intimista e sério.
Nota: 7,5/10

PS...Foi um bom aperitivo para ‘Scoop’, o seu novo filme, já em exibição nas salas portuguesas.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Ela Canta

Conheço-a há mais de 27 anos, e hoje descobri mais uma faceta dela. É vero que já a tinha ouvido cantarolar de quando em vez, ou trautear umas musiquinhas....mas sinceramente nada que eu pudesse dizer, 'Ela Canta'...mas afinal, ela canta mesmo, e eu não sabia.

A actuação decorreu numa escola em Telheiras, e de um coro composto por cerca de 30 pessoas, eu conhecia...duas! A musicas...não conhecia nenhuma: eram sobretudo coisas antigas, em francês, espanhol e inglês. No grupo, homens e mulheres davam asas às suas cordas vocais numa harmonia muito bonita e calma, mas intercalada a espaços com mais alegria e movimento, que chegou a puxar as palmas do público, que acompanhou o ritmo da música.

Foi curtinho...não mais de 15 ou 20 minutos; o suficiente para reconhecer algumas vozes, entre as quais a da tal senhora que eu conheço há mais de 27 anos e que desconhecia que cantava. Consegui de quando em vez isolar a voz dela, e no fim soltei as palmas e um sorriso...e tive que conter a emoção quando ela passou por mim, e eu soltei um 'PARABÉNS MÃE'.

Ela cantava...e eu não sabia

terça-feira, janeiro 16, 2007

And The Winner is...

Ontem ao início da madrugada perguntaram-me em que canal estava (ou iria dar) a cerimónia dos Globos de Ouro! Estava tão com a cabeça noutro 'sítio' (que não o evento) que nem me lembrava que era ontem (15/01) …por isso mesmo fiz questão de ainda ver um bocado (grande) da dita cerimónia, que normalmente serve de antecâmara para os Óscares e que costuma dar bons indicadores do que será a maior cerimónia do cinema mundial!

Os grandes vencedores da noite acabaram por ser ‘Babel’ e ‘DreamGirls’. Apesar de ter conquistado apenas um galardão (Melhor filme Dramático), ‘Babel’ destacou-se na noite de ontem, tendo derrotado um fortíssimo concorrente (e o meu preferido de 2006), ‘Departed – Entre-Inimigos’, que arrecadando o prémio de melhor realizador (Martin Scorsese), salvou a sua noite! ‘Dream-Girls’, reuniu as preferências da maioria em 3 categorias: melhores actores secundários (Jennifer Hudson e Eddie Murphy), e ainda melhor filme musical ou comédia.

De entre os outros vencedores, destaquem-se os prémios arrecadados por Sasha Cohen (‘Borat’Melhor actor em musical ou comédia – confesso que pessoalmente não gostei nada do filme), Helen Mirren (‘The Queen – a Rainha’melhor actriz dramática), a multi-premiada Meryl Streep (melhor actriz em musical ou comédia‘O Diabo veste Prada’), e ainda ‘Carros’ como melhor animação.

Isto dentro do cinema, porque os Globos de Ouro trazem à ribalta os melhores do ano em televisão, e daqui destaca-se acima de todos o ‘nosso’ bem conhecido Hugh Laurie (‘Dr House'melhor actor dramático’), que pelo segundo ano consecutivo arrecadou o troféu. ‘Anatomia de Grey’ (também em exibição por cá) ganhou o prémio de melhor série dramática, e ‘Elizabeth I’, foi a vencedora do lado da Televisão (série/mini-série ou telefilme) ao vencer em 4 categorias (uma das quais a de melhor actriz, que à semelhança dos prémios de Cinema também foi ganho por Helen Mirren).

Agora esperam-se os Óscares. A cerimónia que reúne todos os grandes nomes de Hollywood está quase aí à porta e ninguém vai querer passar ao lado dela. Nem por cá, do outro lado do Atlântico, já que muitos milhares de pessoas passam a madrugada de olho aberto, em frente à Televisão, para ouvir a frase: ‘And The Winner is…’


Lista de Prémios Globos de Ouro

quinta-feira, janeiro 11, 2007

La Nochevieja 2006/2007

Já com algum atraso...mas mais vale tarde que nunca

Inicialmente e segundo muita informação e de várias fontes, fomos com a ideia de que a festa se fazia na rua: a Plaza Mayor iria ser o centro das festividades e onde se iria realizar o já tradicional ‘Botelhon’: muita alegria e muita bebida iriam rolar e escorrer um pouco por toda a praça. Mas a verdade é que assim que lá chegámos começámos a ver que se calhar não era bem assim: restaurantes abertos para a ‘Cena’ da Nochevieja, praticamente nem vê-los (por sorte nossa, já tínhamos feito uma marcação num restaurante), o que nos levava a pensar: ‘Onde irão estes espanhóis festejar a Nochevieja'???

Na noite de fim de ano e depois de um repasto que mesmo feito a correr (por imposição do próprio restaurante (El Corregidor) - mas que há que dizer....muito bem cozinhado - ALELUIA!!), festejámos a meia-noite espanhola dentro do restaurante (espanto nosso, estavam apenas duas pessoas de pé…os restantes nem se levantaram), e decidimos fazer o nosso Botelhon para festejarmos a ‘nossa’ meia-noite na Plaza Mayor.

Com espanhóis ou sem eles, havíamos de fazer a festa. Assim que chegados à Plaza Mayor…deparamo-nos com este cenário: NÃO havia praticamente ninguém na rua, com a excepção de um grupo de Portugueses que cantava alegremente, e de mais um casal da nossa terra. Não é preciso muito para se perceber que estávamos em grande e aquilo ‘era tudo nosso’. Abrimos o champanhe, (alguns) comemos as passas, trocámos abraços, demos beijos e soltámos a alegria lusitana na Plaza Mayor em Cáceres.
Só a partir da 01.30 (hora espanhola) é que as pessoas começaram a aparecer, mas não para ficarem na rua e sim, para irem para os bares, onde aí sim, fizeram a já famosa Nochevieja de Cáceres. Fizeram eles, e fizemos nós que num bar chamado ‘Tolkien’, que estava vazio quando chegámos, e assim que nós começámos a dar o nosso ‘pézinho’, nuestros hermanos como que atraídos pela dança dos portugueses, vieram atrás e encheram por completo o espaço. Daí até ao fim, foi sempre a dançar e a fazer a festa.

Valeu…muita alegria e festa portuguesa em Cáceres.

domingo, janeiro 07, 2007

Saudade

Ela Partiu há um ano....

1 Beijo Enorme* Com Muitas Saudades

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Vistas e Visitas em Cáceres


O primeiro dia foi passado a pé, na zona velha de Cáceres: a Cidade Monumental. Dentro de uma muralha, a ‘velha Cáceres’ (que diga-se está muito bem conservada), servia de Forte e de defesa contra as invasões à Península Ibérica, e hoje serve de ponto turístico da cidade: segundo o Guia (que numa segunda ‘ronda’ de passeio à Cidade velha, a tornou bem interessante), os monumentos de Cáceres estão todos concentrados dentro das muralhas, tornando o seu valor como um todo, e não em pormenores espalhados por vários locais, como noutras cidades europeias: um autêntico cenário de filme medieval.

No segundo dia, pegámos no carro e fizemos uma pequena viagem até uma pequena terra a cerca de 50 km de Cáceres: Trujillo. Igualmente dentro de uma grande muralha, Trujillo vale também pelo conjunto de monumentos existentes no interior da muralha, criando da mesma forma um cenário muito belo: do alto do Castelo, as paisagens são fantásticas e servem para arregalar e limpar a vista, fazendo esquecer todo e qualquer pensamento menos alegre. De locais de visita em Espanha ficamos por aqui…. Mas acreditem que em qualidade e quantidade, valeu (e se valeu) a pena a viagem e os passeios a pé, e de carro claro.

Ah...já me escapava: é de destacar a comida que nos foram servindo nos restaurantes...muita carne, muita gordura e muito molho, eram os ingredientes de quase todos os pratos. Tirando as tapas (que eu nem comi), practicamente só comemos estas coisas. Enfim...há coisas piores.

O 3º dia de passeios já foi passado em Portugal...