segunda-feira, fevereiro 26, 2007

And The Oscar Goes To...

Noite de 25 para 26 de Fevereiro, já a hora ia adiantada quando dei por mim, em frente à Televisão, a seguir a cerimónia de entrega dos Óscares como se não houvesse amanhã. E devo desde já dizer que o tempo foi muito bem empregue.

Mas, lançando-me naquilo que é mais importante nesta noite de Gala, tiro já o chapéu e aplaudo o anteriormente 5 vezes nomeado (e sempre derrotado) Martin Scorsese. O veterano realizador- conhecido por outras obras como 'A Cor do Dinheiro’, ‘ Tudo Bons Rapazes’, ‘Cabo do Medo’ ou ‘Gangs de Nova Iorque’ conseguiu finalmente a tão almejada e mais do que merecida estatueta. Aliás, ‘Departed – Entre inimigos’ (Para mim, o melhor filme de 2006) foi o grande vencedor da noite: recolheu as preferências dos votantes em 4 categorias. Para além do prémio de melhor realizador, ‘Departed’ venceu como ‘melhor filme’ (derrotando o premiado nos Globos de Ouro ‘Babel’), e nas categorias de melhor argumento adaptado e melhor montagem.



No que toca às interpretações, a gala decorreu sem surpresas de maior. Os super favoritos Helen Mirren e Forest Whitaker, receberam o Óscar nas categorias de actores principais: Mirren pela sua performance em ‘A Rainha’ e Whitaker pelo desempenho em ‘O último Rei da Escócia’. A surpresa veio na categoria de melhor actor secundário: quando todos esperavam que Eddie Murphy subisse ao palco pelo seu papel em ‘DreamGirls’, foi o veterano Alan Arkin quem ficou com o galardão, pela sua performance no excelente e hilariante ‘Uma família à beira de um ataque de nervos’, filme que venceu o prémio de ‘melhor argumento original’. Do lado feminino, sem surpresas, Jennifer Hudson levou para casa a estatueta pelo papel em ‘Dream Girls’.

No campo dos filmes de animação, ‘Carros’ foi completa e surpreendentemente ultrapassado por ‘Happy Feet’. Uma divertida comédia com Pinguins dançantes e sempre cheios de vontade para cantar. Pela positiva, há que destacar o documentário Uma verdade Incoveniente’: protagonizado pelo ex-Vice Presidente do EUA e ex-Candidato à Casa Branca Al Gore, a película recolheu os votos para ‘Melhor Documentário’ e melhor canção original - "I Need to Wake Up" (Melissa Etheridge), numa demonstração da mudança de mentalidades e preocupação pelas questões ambientais.

Nestas coisas de premiados e nomeados, há sempre os que ganham e os que perdem. Nesta edição dos Óscares, os grandes derrotados foram ‘Dream Girls’ e ‘Babel’: este, um dos favoritos da noite em várias categorias venceu apenas na destinada à ‘Melhor Banda Sonora Original’.

Ao longo de várias horas de emissão, vimos as maiores estrelas do grande ecrã darem asas ás emoções: umas sorriram pela vitória, outras encolheram os ombros pela derrota, e outras ainda soltaram alguma emoção na altura dos discursos. Vimos inclusivamente, 4 dos maiores realizadores de Hollywood juntos no palco ao mesmo tempo: "Verifiquem o envelope, se faz favor", pediu o enfim premiado Scorsese a Steven Spielberg, George Lucas e Francis Ford Coppola que lhe entregaram a estatueta. Foi em suma, um grande espectáculo, com momentos variados: entre o alegre e o mais sério, vagueando entre o descontraído e o mais ‘protocolar’, a comediante Ellen Degeneres foi conduzindo a seu belo prazer a 79ª edição dos Óscares da Academia de Hollywood…

…as estatuetas douradas de Hollywood voltam em 2008.

5 Comments:

At 6:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sempre viste o "Uma família à beira de um ataque de nervos"?
Sempre é excelente e hilariante?
Bjs!!

 
At 1:55 da manhã, Blogger Martunis said...

Allo...seja bem vinda!!

Um excelente filme. Uma comédia, mas uma comédia bem feita. Não é uma comédia 'parva' (tipo Borat), mas sim um filme que combina vários elementos de forma inteligente. Tem cenas de quase 'ir às lágrimas'.

Dos elementos desta familia...qual o mais fora do normal????

As interpretações da Pequena Breslin e do 'Avô' Arkin são mt boas...se valia o Oscar, é outra história.

O post deste filme segue dentro de momentos...

Obrigado pela visita...volta mais vezes; volta sempre!!

Bjs!!

 
At 12:03 da tarde, Blogger Marta said...

Martim - O que é que é impressive? :)

Este ano mal vi filmes de jeitos quer tivessem nomeados.

Vi o babel e pouco mais. :( Tristeza!

Bjs,
M.

 
At 2:00 da tarde, Blogger Martunis said...

M.

Ainda vais a tempo...nas nossas salas, não direi todos, mas a maior parte deles ainda está em exibição.

Aconselho: 'Departed', 'Uma Família à beira de um Ataque de Nervos', 'Babel'(que já viste), 'Pecados Intimos', 'Volver'...ui, e já chega.

'Dream Girls' parece que é bonzinho (ainda não vi), e 'O ultimo Rei da Escócia' tb parece que é mt bom...deve ser a escolha para o fds. Ah...falta 'Diamante de Sangue'....tanta coisa...


+ o 'Bom Pastor'...:S Axo que Vou mesmo comprar o Medeia Card.

;)Bj e obrg

Ah...vi o 'Borat'. ´Não sei se aconselhe...eu não gostei; só não saí a meio pq não gosto de fazer isso. Ainda por cima a noite tava de chuva...mas conheço muita gente que gostou. Pode ser que axes piada.

 
At 12:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Martunis gostaste dos Óscares, achei que foi um ano razoável, já tem havido piores. Vai comentando mias filmes para eu vir vendo e saber se compensa vê-los, vou estar atento às tuas críticas.
Um abraço,

 

Enviar um comentário

<< Home